
Liga Sagres: Cardozo descobriu o valor do pé direito no último dia
Liga Sagres: Cardozo descobriu o valor do pé direito no último dia
De pé esquerdo ou de cabeça, de bola corrida ou parada, Oscar Cardozo marcou golos para todos os gostos na Liga portuguesa de futebol 2009/10, mas foi com o ''esquecido'' direito que se sagrou melhor marcador, com 26 golos.
O paraguaio do Benfica esperou 29 jogos para utilizar com êxito o seu pior pé. Quando o fez, na 30.ª e última jornada, perante o Rio Ave, arrumou definitivamente a questão do título de campeão e chamou a si o estatuto de ''artilheiro'' do campeonato, negando o privilégio ao colombiano Falcão, do FC Porto, que fechou com 25.
Jogador de movimentos lineares, essencialmente homem de área, com 1,93 metros de altura para quase 90 kg, o internacional paraguaio, de 27 anos, foi quem mais ''lucrou'' com o espírito ofensivo imposto pelo treinador Jorge Jesus, numa equipa que marcou 78 golos.
A sua terceira época em Lisboa foi a melhor. Marcou o dobro dos golos alcançados em 2007/08, no mesmo número de partidas, e fez mais nove no que na temporada passada, na qual alinhou em 26 encontros.
''Tacuara'', designação indígena de uma cana alta e forte que cresce em montanhas paraguaias, é a alcunha do sólido ponta de lança do Benfica, que se estreou a marcar na terceira jornada, frente ao Setúbal - com o primeiro de quatro ''hat-tricks'' - e voltou a fazê-lo em mais 15 jogos.
Dos seus 26 golos, 19 foram marcados com o habitual pé de serviço, o esquerdo - do qual saíram sete grandes penalidades convertidas -, seis foram apontados de cabeça e apenas um, mas garantidamente saboroso, de pé direito.